Os dois elementos humanos mais reprimidos e combatidos são a agressividade masculina e a sexualidade feminina. Marte rege a Agressividade e a Sexualidade em ambos os sexos, o que o coloca, junto com Saturno, na categoria de planetas/energias/entidades mais evitados e temidos.
Esse temor e receio a Marte (e Saturno, mas hoje falamos de Marte) é visível e notório no comportamento humano e na ojeriza aos atos e comportamentos marcianos. Marte odeia, agride, destrói, queima, corta, machuca, briga, tortura, mata, guarda rancor, se vinga e cavalga a Ira passando a fio de espada soldados, casas, mulheres, crianças e velhos, indistintamente.
Marte é a Espada e o Fogo. É corte e destruição. O desejo de continuidade faz com que tais energias e ferramentas sejam temidas e evitadas. Na Babilônia, Marte era chamado Nergal, o demônio da morte e destruição. Na Grécia, Ares era o guerreiro indomável que não tinha alianças ou lealdade. Em dias bons e entre pessoas esclarecidas, Marte era um Mal Necessário. Necessário, porém, Mal.
Tal temor e afastamento, porém, ignora questões que antes eram simbólicas, mas hoje são uma vertente de ciência.
Sem esquecer que a agressão é algo praticamente inevitável, o catabolismo é um elemento benéfico, quando bem utilizado. Todo o trabalho de esportes e atividade física (um dos principais elementos de boa saúde) envolvem desgaste e catabolismo pareado com descanso e anabolismo.
Estresse crônico é nocivo, mas estresse agudo é benéfico. Jejuns pontuais são benéficos. Mesmo a catarse emocional (com frequência assustadora) é apta a destruir coágulos na alma humana. Cirurgias são agressivas, mas muitas vezes a última chance de cura. Inflamação é uma forma de proteger o corpo de agentes externos nocivos.
A luta é parte inescapável da vida. Seja a guerra por recursos na antiguidade, seja um sistema imunológico matando bactérias.
A tentativa de romantizar a agressividade, falando de cavaleiros em armaduras brilhantes, ignora que eles são instrumentos de destruição. E a destruição não se importa com a bandeira que você carrega, ela apenas é, e é necessária.
Marte corta e queima. É fácil temer o corte e o fogo quando se pense em sangue e incêndios. Mas é o corte da planta que ensina ela a crescer da forma desejada e o fogo que transforma madeira morta em calor.
Marte é Guerra. Faça as pazes com isso.