1) Introdução.
Questionou-se recentemente, nos grupos de discussão desse site, “O que esperar para o Solstício com o Eclipse”. Essa pergunta merecer uma resposta mais cuidadosa, cuja versão curta é: “O Solstício não tem nada a ver com o Eclipse” e a versão longa é “O Solstício e o Eclipse vão influenciar o Inverno de 2020”.
Existem diversas técnicas de predição na astrologia tradicional, como as firdarias, as revoluções solares, as análises dos trânsitos, o estudo dos ingressos solares nos solstícios e equinócios, o estudo das cartas das lunações e os estudos das cartas dos eclipses. Cada uma dessas técnicas, isoladamente, apresenta suas particularidades e, em conjunto, dão um somatório de vetores.
É possível ter uma análise ampla do Solstício ou Equinócio, com elementos específicos (como variações nas fases da Lua e Eclipses) e trânsitos ao mesmo tempo e estas podem ou não conversar entre si. De forma metafórica, podemos dizer que podemos ter uma estiagem no inverno, com chuvas localizadas que se transformam em enchentes em determinados pontos. E isso vai ser muito diferente do mesmo uso de palavras no Verão.
2) As Cartas.
As Cartas do Solstício e a Carta do Eclipse são cartas distintas (ainda bem) e copiadas respectivamente abaixo:
As cartas se distanciam por cerca de 22 horas, o que altera basicamente o posicionamento da Lua e as casas zodiacais.
Na Carta do Solstício, temos Sol em Câncer, Mercúrio em Câncer, Lua em Gêmeos e Nodo Norte em Gêmeos, todos na Casa VI; Júpiter em Capricórnio e Saturno em Aquário, ambos na Casa I; Marte em Peixes na Casa III; e Vênus em Gêmeos na V.
Na Carta do Eclipse, temos Sol em Câncer, Lua em Câncer e Nodo Norte em Gêmeos na Casa VII; Mercúrio em Câncer na Casa VIII; Vênus em Gêmeos na Casa VI; Júpiter em Capricórnio e Saturno em Aquário na Casa II; e Marte em Peixes na Casa IV.
3) As Expectativas para o Inverno.
Nas duas Cartas o Planeta mais Forte é Saturno em Aquário. Saturno em Aquário é a face revolucionária de Saturno, enquanto filho de Urano e Gaia, que voltou armas contra o Pai e o emasculou. Se nos últimos anos Saturno se apresentou com sua face restritiva e opressora (o Saturno que devora os filhos e suprime a inovação), agora tende a se expressar com o desfazimento dessas estruturas opressoras.
Embora Saturno em Aquário seja algo aparentemente positivo, representando mudanças e liberações, a grande maior parte dos planetas se encontra na Casa VI, a casa das doenças, servos e trabalho servil. As questões que tangem às doenças tendem a ganhar bastante relevância (o que é quase redundante falar). O lado bom é que apesar do Sol ter natureza levemente maléfica, a Lua e o Nodo Norte têm natureza benéfica.
Por fim, Vênus em Gêmeos na V tende a fortalecer os temas de diversões, sexo e filhos, e Marte em Peixes na Casa III sugere brigas e rompimentos entre irmãos e amigos.
De forma geral, embora não estejamos diante de uma carta inerentemente positiva, não parece uma carta inerentemente negativa. Eu arriscaria que aparentemente estamos ensaiando uma melhora de situação (que só vai engrenar de vez em Dezembro de 2020), mas que precisa começar por algum lado.
4) A Carta do Eclipse.
Bom, se a Carta do Solstício é algo que não causa grande preocupação, as Cartas de Eclipse tendem a ser algo preocupante. Eclipses, por padrão e por definição, são “períodos de perturbação”, especialmente para governantes, tendo efeitos onde o Eclipse é Visível.
No Brasil, a visibilidade é parcial e o Eclipse se encontra na Casa VII, o que tende a sugerir perturbações em termos de relações bilaterais: conflitos entre cônjuges e sócios para as pessoas e, em termos de países, sugere guerras. Deborah Houlding sugere que Eclipse em signos de Água (é esse o caso) sugere inundações, expectativa de guerra e mortalidade do povo. Especialmente levando em conta que a Lua é um significador do Povo, é um risco real que haja uma piora das questões que envolvem o Coronavírus.
5) Conclusão.
A Carta do Solstício não é particularmente negativa e sugere um alívio de uma situação de restrição que vem se mantendo já há alguns anos. Saturno está retrógrado, voltará para Capricórnio e apenas em em Dezembro de 2020 irá sair de vez, representando mudanças mais duradouras, mas já é um princípio de melhora.
A carta do Eclipse, porém, é um pouco mais preocupante (como toda carta de Eclipse) e coloca em pauta diversos problemas que não estão presentes na Carta do Solstício e que aparentemente se agravarão nos próximos meses.
Como regra geral, celebrar o solstício não é nenhum problema (e é bem recomendado), especialmente nesse caso que tange a pedidos de manter a conexão humana, capacidade de comunicação e empatia. Já no momento do Eclipse se recomenda recolhimento, cuidado e, quando muito, orações e mantras.