Uma das perguntas mais repetidas por quem está começando a estudar astrologia é “o que é o Retorno de Saturno?“. O Retorno de Saturno existe, tem sua relevância, mas é mera espécie de um gênero (os trânsitos planetários) que merecem um estudo mais aprofundado.
1) O que é um Trânsito Planetário?
Quando nascemos, o céu do momento guarda correlação com nossa constituição espiritual. Nossa constituição espiritual é a causa das manifestações físicas, emocionais e mentais.
Existem diversas teorias a respeito da relevância do céu no momento do nascimento para a astrologia. Para mim, a teoria que mais oferece respostas é: Por sincronia nascemos no momento, local e linhagem mais harmônicos com nossa constituição espiritual. Por isso o céu do momento informa tanto sobre nós.
A Carta Natal (o popular Mapa Astral) é um retrato do céu no momento em que nascemos.
Quando dizemos que alguém é Libriano, isso significa que ele nasceu em um momento em que o Sol estava no Signo de Libra. No momento em que a pessoa nasceu, cada um dos sete planetas (Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno, para a astrologia tradicional) estava em um lugar do céu, o que configura a Carta Natal de uma pessoa, que se mantém a mesma por toda a vida (não, ninguém tem que “refazer o mapa astral todo ano”, isso é papo pra vender mapa).
Porém, os planetas no céu não pararam de se mover quando essa pessoa nasceu. Quando um planeta no céu está fazendo algum aspecto com a posição de um planeta da carta natal do nativo, dizemos que está ocorrendo um trânsito planetário. Por exemplo, se o Sol está no grau 15 de Libra no céu do momento e o Nativo tem o Sol no Grau 15 de Libra, ele está passando por um trânsito do Sol sobre o Sol.
2) Quais os Efeitos dos Trânsitos?
Os trânsitos podem acontecer com todos os planetas e com todos os aspectos e, em geral, são “misturas” do planeta do céu do momento com o planeta da Carta Natal, e isso pode ser positivo ou negativo.
Marte, por exemplo, simboliza brigas, rompimentos e acidentes. Um trânsito de Marte sobre o Sol (que simboliza dentre outras coisas a vitalidade) pode favorecer um acidente. Um trânsito de Marte sobre Mercúrio (que simboliza dentre outras coisas a comunicação) pode simbolizar discussões.
Os trânsitos dos planetas benéficos (Júpiter e Vênus) trazem benefícios e os trânsitos dos planetas maléficos (Saturno e Marte) trazem malefícios.
3) Quais os Trânsitos mais importantes?
Depende. Os trânsitos benéficos são ótimos para iniciar novos projetos, porém, os trânsitos maléficos tendem a ser mais relevantes. Tende a ser mais importante evitar uma tragédia do que preparar um ganho.
Independentemente disso, dois trânsitos são os mais famosos.
O primeiro deles é o Retorno Solar, que é um trânsito do Sol sobre o Sol do Nativo. Isso é próximo do aniversário mas pode variar um dia para mais ou para menos. A principal relevância deste trânsito é avaliar o que o próximo ciclo solar trará de mais relevante ao nativo.
O segundo trânsito famoso é o que dá título a este texto, o trânsito de Saturno sobre Saturno, chamado de Retorno de Saturno.
4) O que é, portanto, o Retorno de Saturno?
Como mencionado acima, o Retorno de Saturno é um trânsito de Saturno sobre Saturno.
Saturno é chamado de O Grande Maléfico. Ele rege a velhice, as dificuldades, os desafios, o frio, a fome, o congelamento, o cansaço, as mortes, o trabalho, os términos e recomeços, a escravidão e as prisões. No seu mapa natal, Saturno tende a representar suas maiores dificuldades.
Quando o Saturno do Céu do momento se encontra na mesma posição do Saturno da Carta Natal do nativo, temos o “Retorno de Saturno”.
Quando isso acontece, é de se esperar que os assuntos de Saturno do nativo (dificuldades, os desafios, o frio, a fome, o congelamento, o cansaço, as mortes, o trabalho, os términos e recomeços, a escravidão e as prisões) sejam reforçados pelo Saturno do Céu (reforçando as dificuldades, os desafios, o frio, a fome, o congelamento, o cansaço, as mortes, o trabalho, os términos e recomeços, a escravidão e as prisões).
Ou seja, de forma metafórica, é duas vezes Saturno na vida da pessoa, ou Saturno ao quadrado. De forma prática, é de se esperar um período difícil, arrastado, dolorido, congelado, de términos, mortes e desesperança
5) Quando ocorre o Retorno de Saturno?
Saturno demora 29,5 anos para dar uma volta completa no Céu, portanto, oficialmente, o Retorno de Saturno ocorre aos 29,5 anos, aos 59 anos e aos 88,5 anos.
Porém, como mencionado, o Retorno de Saturno é um trânsito de Saturno sobre Saturno e, no cálculo dos trânsitos, é necessário avaliar também a orbe dos planetas.
Os planetas não possuem todos o mesmo tamanho no céu, mas possuem tamanhos diferentes e, consequentemente ocupam espaços diferentes. O nome desse espaço na astrologia é Orbe.
O Sol, por exemplo, possui uma Orbe de cerca de 15º antes e depois de onde está, a Lua de 12º antes e depois, etc. Saturno possui uma orbe de 9º antes e depois. Entende-se que quando as orbes dos planetas se tocam começam a ser sentidos os aspectos. Quando os planetas tocam as orbes esses efeitos se intensificam. Quando os planetas se tocam são os períodos mais intensos e efeitos.
Portanto, quando as orbes do Saturno no céu do Saturno na Carta Natal se tocam os efeitos do Retorno de Saturno já começam a ser sentidos.
Por padrão (mas com variáveis), quando o Saturno do Céu se encontra a 18º antes do Saturno do Mapa, começam a serem sentidos os efeitos do Retorno de Saturno, que se agravam até a conjunção perfeita, e depois diminuem até o Saturno do Céu se encontrar a 18º depois do Saturno do Mapa.
Com base na velocidade angular de Saturno e na sua Orbe, portanto, dos 28 aos 31 anos de idade, é de se esperar que o nativo sinta os efeitos do Retorno de Saturno. Aqueles que já passaram pelo Retorno de Saturno, podem tentar se lembrar de como foi esse período na vida. Não é raro que ocorram divórcios, mortes de parentes, pais, demissões, doenças e acidentes.
6) Conclusão.
O Retorno de Saturno é um evento astrológico importante, mas que acontece (com sorte) apenas três vezes na vida das pessoas.
É importante saber o que o Retorno de Saturno é, mas a compreensão de que ele é um trânsito de Saturno sobre Saturno e do que é um trânsito é mais importante, pois trânsitos de outros planetas também são importantes e acontecem com muito mais frequência.
A avaliação anual dos trânsitos de Marte e Saturno é uma providência saudável para se preparar para os momentos mais críticos do ano.